Mini: O pequeno notável

Robson, Graham
EDITORA ALAUDE

104,00

Indisponível

O Mini de Alec Issigonis era único. Não só foi o primeiro carro britânico a combinar tração dianteira e motor transversal em uma configuração compacta e de estabilidade fenomenal como mostrava personalidade irresistível, que atraía todo mundo. Entre 1959 e 2000, nada menos que 5,4 milhões dessas máquinas maravilhosas foram fabricadas, e seu design inovador foi cobiçado por concorrentes ao redor do mundo. De longe, o Mini era o carro mais popular da Grã-Bretanha, agradando todo tipo de motorista, de todas as classes sociais e todos os estilos. Sua configuração eficiente permitia o transporte de muito mais do que os seus pouco mais de 3 metros de comprimento prometiam. O Mini servia tanto à família, por sua versatilidade e agilidade no trânsi to urbano, quanto ao esporte, como comprovaram os diversos automóveis que foram preparados especialmente para os ralis de Monte Carlo, nos quais se sagraram vitoriosos algumas vezes. Embora a BMC talvez nunca tenha planejado isto, o Mini acabou se to rnando o carro do homem comum, de todo homem, uma vez que seu aspecto, ao mesmo tempo enérgico e insolente, agradava todas as camadas sociais – incluindo a realeza, pop stars, atletas e magnatas. Ao longo dos anos, houve pelo menos um Mini em toda fa mília da Grã-Bretanha, e deve haver poucos britânicos que nunca dirigiram um Mini, que nunca desfrutaram de seu desempenho. A história do Mini e sua trajetória são muito complicadas, não só por causa da maneira com que se deu o desenvolvimento de seu design através dos tempos, mas também em razão dos muito derivativos criados a partir do projeto original. Perua, furgão, picape, Moke, os Riley e Wolseley de frente comprida, o Clubman de frente quadrada e inúmeras edições especiais fazem desta uma história que merece e deve ser contada com estilo e atenção.