ENTRE TEXTOS E PRETEXTOS

VARIOS
UFMG

66,00

Estoque: 3

Este livro se dirige a leitores que se interessam pela linguagem e, mais especialmente, àqueles que se interessam pela alfabetização. Em nove capítulos, as autoras apresentam os resultados da pesquisa etnográfica que desenvolveram em duas s alas de aula: uma de crianças e outra de jovens e adultos em processo de alfabetização. _x000D_ _x000D_ Articulando e contrastando as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas nessas duas salas, ao longo de três anos, as autoras aprofundam uma reflexão sobre o lugar e o significado das práticas de uso, ensino e aprendizagem da escrita nas interações em sala de aula e suas relações com os processos de inclusão de crianças, jovens e adultos._x000D_ _x000D_ Orientadas pelos princípios da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia Interacional, as autoras concebem a sala de aula como espaço cultural no qual sujeitos encontram possibilidade de desenvolvimento e aprendizagem nas práticas sociais que nel e se realizam. Mediante a descrição e a análise de vários casos e situações expressivos que acontecem nesse espaço, as autoras aprofundam uma reflexão sobre as condições de produção e uso da escrita, buscando o elo entre alfabetização e let ramento. Configurando um painel rico e instigante para o leitor, esta obra traz importantes contribuições para a compreensão do papel da linguagem nos processos de ensino e aprendizagem e na construção das identidades dos sujeitos que deles participam._x000D_