O ESPAÇO DA TRAGÉDIA

GILSON, MOTTA
PERSPECTIVA

94,90

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Que motivos levam diretores, atores, dramaturgos e cenógrafos a buscar nos textos trágicos da Hélade uma fonte para a inovação estética e cênica? Por que, de modo paradoxal, os textos que fundam nossa tradição teatral se tornaram um meio de se afirma r o experimentalismo no decorrer da história do teatro moderno e contemporâneo? Essas questões nos fazem pensar que o teatro pós-moderno estabeleceu um novo espaço para a tragédia grega. O texto de Gilson Motta busca investigar esse espaço e, para ta nto, toma a arte da cenografia como ponto de observação. Interessa-lhe refletir sobre o espaço que a tragédia ocupa na visão dos encenadores no Brasil contemporâneo e como esse espaço se manifesta em termos formais, quer dizer, como a cenografia cont ribui para a construção do sentido do trágico. Os espetáculos analisados ao longo desta obra mostram como a criatividade dos grupos teatrais, dos diretores e dos cenógrafos vem trazendo para os nossos palcos uma abordagem diferenciada da tragédia gre ga. Esta se mostra como teatro de participação, teatro político, teatro de violência e crueldade, teatro poético, teatro de fortes imagens, teatro épico, teatro musical, teatro ritual, teatro performático, teatro de rua, teatro que interage com outra s mídias, teatro multicultural, teatro que dialoga consigo mesmo enquanto metateatro. O autor convida, assim, o leitor a sentar-se como espectador de uma cena trágica diversificada, peça em ato cujas imagens revelam um discurso crítico, de ordem polí tica e social, num contexto marcado pela miséria, pela degradação dos valores, pela extrema violência e crueldade, enfim, pelo nosso ''trágico cotidiano''. - [J. G.]