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A GARGALHADA DE ULISSES: A CATARSE NA COMÉDIA
FURTADO, MENDES
PERSPECTIVA
92,40
Estoque: 6
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No canto IX da Odisséia, Ulisses conta que se pôs a rir após escapar de ser devorado pelo ciclope Polifemo, enganando-o com um jogo de palavras: ''Meu nome é Ninguém''. Esse riso de vitória sobre a angústia faz de Ulisses uma espécie de proto-herói c ômico, aquele que tem a astúcia de ''todo mundo e ninguém'', a esperteza que Brecht admira nos pequenos-diabos que precisam usar a cabeça para encher a própria barriga. Acompanhá-lo pelas peripécias desta aventura, como Cleise Furtado Mendes faz em ' 'A Gargalhada de Ulisses'', que a editora Perspectiva publica em sua coleção Estudos, é ver-se diante de um gênero curiosamente fiel a suas obsessões, mas que se reconfigura historicamente, atento aos lances do jogo social e, sobretudo, aos desejos d e seus públicos. A catarse cômica é uma experiência que burla a apreensão lógico-racional, passa pelo crivo das paixões e ativa o repertório de imagens, conceitos, afetos e valores do espectador. Para compreendê-la, é preciso deslocar dos seus nichos alguns antigos paradigmas e preconceitos que nublam nossa visão da extraordinária força com que as estratégias próprias da comicidade promovem o efeito catártico em seu ridente receptor. ''A Gargalhada de Ulisses'' não cessa de ecoar em nossos texto s e cenas, convidando-nos a virar pelo avesso cada verdade definitiva, monocular, e a deixar cair as máscaras do nosso medo onipresente.
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