O TEATRO NO CRUZAMENTO DE CULTURAS

PATRICE, PAVIS
PERSPECTIVA

84,90

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Patrice Pavis vale-se, em ''O Teatro no Cruzamento de Culturas'', do símbolo da ampulheta como metodologia para identificar, no teatro, os elementos intrínsecos da produção e da representação: para lhe dar abrangência orgânica, ele os acompanha desde o início do processo teatral -- a eleição do projeto (texto ou pré-texto, meios e modos de organizar os vários sistemas cênicos, como direção, desempenho, disposição plástica ou sonora etc.) -- e vai até a concepção final da mise en scène que tem em vista o modo de o público receber a obra sob a forma de peça e espetáculo. Analisando temas como objetivos, adaptações, escolhas e abordagens sociológicas, antropológicas, culturais e estéticas, o autor percorre um competente caminho teórico do text o ao palco, fazendo reflexões sobre o teatro ocidental e europeu mais representativo na virada do século XX, pesquisando textos clássicos e modernos do repertório franco-alemão. Ao final, sob um ângulo semiológico, examina com argúcia a especificidad e da tradução teatral (transposição intergestual e intercultural) nos casos concretos das montagens de Peter Brook (Mahabharata,), Ariane Mnouchkine (Indiade e Noite de Reis) e Eugenio Barba (Dançar com Fausto). Para o teatro brasileiro -- modernamen te aberto à globalização, representada pelas mais variadas tendências da cena internacional, ressaltando-se especialmente a visão e o pendor interculturalistas --, a reflexão de Pavis é de particular fecundidade e atualidade, pois lhe abre veredas in stigantes para novas abordagens e cruzamentos criativos, o que torna tanto mais oportuna a sua inclusão na coleção Estudos da editora Perspectiva.