TBC: CRÔNICA DE UM SONHO

ALBERTO, GUZIK
PERSPECTIVA

89,90

Sob encomenda
11 dias


Na história do moderno teatro brasileiro, o TBC foi um dos momentos mais importantes, e sua contribuição constitui um marco no processo de conquista de nossa feição cênica atual. Este fato, embora reconhecido por todos, não estava traduzido até agora em um estudo de conjunto que lhe fizesse jus. O trabalho de Alberto Guzik vem sanar tão incompreensível lacuna. Expressão significativa da nova geração dos que pensam e realizam a arte dramática no Brasil, traz para a sua análise um amplo conhecimen to do que há de substancioso e palpitante na literatura teatral contemporânea, em termos de dramaturgia, história, crítica e estética. Mais do que isso, sua formação inclui a de ator na EAD, o que lhe permitiu, como professor de Teatro da ECA, dedica r-se particularmente ao ensino de matérias ligadas a direção e interpretação. Portanto, teoria e prática confluem para a sua perspectiva de pesquisador e analista, permitindo-lhe avaliar o seu objeto com a percepção não só de quem está habituado a ap reciá-lo por fora como espectador criticamente armado, mas também de quem está acostumado a freqüentar os meandros, nem sempre muito claros e lógicos, do fazer e da criação no palco. Com base nesta captação, e mais ainda, no exame atento de fontes, l eitura dos textos encenados, confronto de juízos e recursos a dados numéricos, desenvolve, o que é mais importante, uma reflexão que se mostra capaz de abranger e definir as linhas não só externas como também internas da evolução do TBC. O produto, t ransposto em uma prosa de escritor, compõe uma visão lúcida e empática do que foi esta companhia. Como conseqüência, o texto de Alberto Guzik vai além do estudo minucioso e amplo, ainda que à luz de um ponto de vista pessoal, sempre presente. Na verd ade, ele consegue concretizar no plano da escritura aquilo que o seu título propõe, pois é uma Crônica de um Sonho que foi vivido sob o nome de TBC como uma realidade artística na cena brasileira. Tal integração e organicidade dão a este livro, desde já, um lugar obrigatório na bibliografia sobre o teatro brasileiro em nosso tempo.