NELSON RODRIGUES: DRAMATURGIA E ENCENAÇÃO

SÁBATO, MAGALDI
PERSPECTIVA

87,40

Sob encomenda
11 dias


Sábato Magaldi é, sem dúvida, um dos principais críticos do moderno teatro brasileiro. Seu trabalho, iniciado no começo dos anos 50, vem acompanhando, por todas estas décadas, as formas que a produção dramatúrgica e cênica tem assumido em nosso país. Mais ainda, além de observador teatral a militar na imprensa, é ele, também, um dos principais historiadores de nosso teatro e um ensaísta que já abordou, por um sem-número de aspectos, o fenômeno dramático. E, em toda essa larga messe de trabalhos, destaca-se, como um fio ideológico, que atravessa os seus escritos, a preocupação com o palco brasileiro tal como ele se apresenta em seu mais significativos criadores. Não poderia, pois, faltar aí a obra de Nelson Rodrigues que, discutida, enalteci da ou contestada, se tornou uma espécie de sinônimo do próprio processo de modernização de nosso teatro, uma vez que a peça-marco deste fato é a encenação de Vestido de Noiva, por Ziembinski, com Os Comediantes. Entretanto, Sábato Magaldi não é apena s um crítico que, entre muitas outras coisas, se dedicou igualmente ao teatro de Nelson Rodrigues, porém, pelo menos até agora, o crítico que mais se debruçou sobre essa obra. A sua relação com ela não se resume no destrinçamento dos elementos e das conexões desse universo dramático e no aquilatamento de suas intenções e qualidades através de uma série de apreciações críticas. Nestas, que assumem a forma de diferentes artigos e ensaios sobre cada uma das peças de Nelson Rodrigues e que se corpor ificam sobretudo no presente livro, onde todos esses dados são repesquisados e reavaliados em função de uma análise de conjunto, o crítico embute o conhecimento íntimo de numerosos aspectos e fatores que o longo convívio e a amizade com o dramaturgo lhe trouxeram. Assim, pode-se dizer, sem qualquer exagero, que Nelson Rodrigues: Dramaturgia e Encenações é o estudo não apenas o mais empático, porém o mais objetivamente documentado e abrangente sobre a criação rodriguiana, cuja significação tem si do crescentemente reconhecida pela única medida indiscutível, em termos teatrais, que é o teatro no palco e cuja avaliação crítica encontrou, em Sábato Magaldi, aquela interpretação que lhe faz justiça, como um dos grandes criadores brasileiros do te atro moderno. [J. Guinsburg]