O TEATRO BRASILEIRO MODERNO

ALMEIDA, PRADO
PERSPECTIVA

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Décio de Almeida Prado tinha uma antiga dívida para com o leitor e espectador brasileiros. Pois, de há muito, todos aqueles que se interessam pelas coisas do teatro esperam deste crítico exponencial da modernidade cênica de nosso país - ele que foi u m de seus mais ativos artífices - uma história e uma avaliação circunstanciadas do processo e dos valores da notável renovação de que foi palco o nosso palco. O Teatro Brasileiro Moderno: 1930-1980 constitui, sem dúvida, um resgate deste compromisso, pelo menos em seus aspectos principais. Sem desobrigá-lo de um trabalho mais pormenorizado, esta obra nos oferece uma análise das principais realizações dramatúrgicas e cênicas de meio século decisivo no curso da arte dramática brasileira. Dos prime iros passos do novo teatro até os inícios da presente década, Décio de Almeida Prado examina as suas manifestações, na trilha de sua evolução histórica e à luz de suas significações artísticas, com a extraordinária objetividade e precisão críticas qu e sempre os distinguiram. Porém, tão importante quanto os juízos e os conceitos utilizados para a organização e a pesagem deste material, na versão de um inegável mestre escritor, é a impregnação da experiência vivida e repensada, que dá a este livro um sentido específico e o transforma numa contribuição que se coloca, desde logo e já por si, muito além do número de páginas que o constituem. Ao lado do Panorama do Teatro Brasileiro, escrito há mais de duas décadas por Sábato M galdi, esta síntes e constitui-se num dos principais pontos focais para a visualização e a compreensão do que e como ocorreu a modernização da cena nacional.