ENTRE O OUVIDO E A VOZ

OLIVEIRA, CASTRO
UNICAMP

88,00

Sob encomenda
11 dias


Este livro tem como objetivo primeiro compreender a relação entre o sentido da audição e as vocalidades do ator contemporâneo. O estudo percorreu aspectos evolutivos, fisiológicos, cognitivos e psíquicos, para que, em um segundo momento, fossem reali zadas experiências práticas com diversos atores. O trabalho foi centrado no conceito de Encontro Vocal, que vincula toda emissão da voz ao que o ator escuta de um outro, pelo qual ele recebe novos materiais pelas ressonâncias no espaço, dilatando sua s percepções de forma integral, redimensionando sua poética por meio de uma conexão sensível entre as fisiologias em estado de criação, em estímulos sonoros percebidos e trocados. Um segundo conceito, aqui chamado Ser Substantivo, abarca um territóri o de investigação íntima e vertical, que antecede a organização formal das vocalidades no corpo do ator, por meio da sensibilização auditiva. Além desses conceitos, alguns outros temas, como silêncio, respiração, comunicação e a palavra cênica, tange nciaram a análise. Como objeto de estudos de diversos pesquisadores da voz, esses temas foram aqui revisitados pela perspectiva da audição. Rodrigo Spina de Oliveira Castro é diretor, ator e docente no curso de Artes Cênicas da Unicamp nas áreas d e atuação e poéticas da voz. Realizou preparação vocal de diversos espetáculos de escolas de formação de atores. Dirigiu Muito barulho por nada, de Shakespeare, Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar, de Matéi Visniec (vencedora do prêmio AP CA de melhor