Você é o que você faz: Como criar a cultura da sua empresa

Horowitz, Ben
WMF MARTINS FONTES

54,90

Estoque: 3

Ben Horowitz - investidor de risco, especialista em gestão e campeão de vendas pelo ranking literário do New York Times - busca lições na história e nas práticas empresariais modernas e as associa a surpreendentes conselhos práticos para ajudar os ex ecutivos a construir uma cultura capaz de resistir aos altos e baixos da vida empresarial. Há muito tempo que Ben Horowitz é fascinado pela história, sobretudo pelo fato de as pessoas muitas vezes agirem de maneira muito diferente do que seria de esp erar. Elas são moldadas pela época e as circunstâncias em que nasceram - mas alguns líderes conseguiram dar forma à sua época. Em Você é o que você faz, ele volta sua atenção para uma pergunta que toda organização precisa responder: como criar e sust entar a cultura que se pretende ter? Para Horowitz, a cultura é o modo como a empresa toma decisões. É o conjunto de pressupostos no qual os funcionários se baseiam para resolver os problemas do cotidiano: devo me hospedar num hotel barato ou no Four Seasons? A cor deste produto deve ser discutida por 30 minutos ou 30 horas? Se a cultura não for moldada conscientemente, será ou um acidente ou um simples erro. Você é o que você faz explica como moldar a cultura conscientemente, pondo em foco quat ro modelos de liderança e construção cultural: Toussaint Louverture, o líder haitiano da única rebelião de escravos bem-sucedida do mundo; os samurais, que governaram o Japão por 700 anos e deram forma à cultura japonesa moderna; Gêngis Khan, constru tor do maior império em toda a história; e Shaka Senghor, um condenado por homicídio que dirigia a gangue mais temível do presídio e acabou transformando toda a cultura prisional. Horowitz associa esses exemplos de liderança com modernos estudos de c aso. Fala, por exemplo, de como as técnicas culturais de Louverture foram (ou deveriam ter sido) aplicadas por Reed Hastings na Netflix, Travis Kalanick na Uber e Hillary Clinton; fala também de como a visão de inclusão cultural de Gêngis Khan encont ra um paralelo no trabalho de Don Thompson, o primeiro CEO afro-americano do McDonald s, e de Maggie Wilderotter, que presidiu a Frontier Communications. Depois, Horowitz fornece orientações para ajudar qualquer empresa a compreender a própria estrat égia e construir uma cultura de sucesso. Você é o que você faz é uma viagem pelo universo da cultura organizacional antiga e moderna. Ao longo do caminho, vai respondendo a perguntas fundamentais para qualquer organização: quem somos? Como as pessoas