O GÊNIO NO ILUMINISMO FRANCÊS: O CASO DIDEROT

KAMILA, BABIUKI
KOTTER

59,70

Estoque: 4

*** O que constitui uma pessoa genial? Quais características um gênio da pintura tem em comum com um gênio da marcenaria, por exemplo? É o aprofundamento de questões como essas que O gênio no Iluminismo francês: o caso Diderot pretende realizar. C oncentrando–se na filosofia de Denis Diderot (1713-1784), a autora mostra o fio condutor que une diferentes manifestações da genialidade recorrendo a importantes escritos e autores da época. Destaca-se ao longo do percurso uma evolução conceitual int erna aos textos de Diderot, aspecto evidenciado com a análise de documentos escritos em épocas e estilos distintos. É possível constatar de que maneira diferentes gênios, tematizados em uma reflexão variada, como estética, ética e filo-sofia natural, são unidos por duas características em comum: o entusiasmo e a razão. *** “Há nos gênios, poetas, filósofos, pintores, oradores, músicos não sei qual qualidade da alma que é particular, secreta, indefinível, sem a qual não se pode executar nad a de muito grande e de belo” (Denis Diderot, Sobre o gênio, 1875, p. 26).A investigação a respeito da natureza da genialidade permeia a filosofia da França Iluminista. Ao retomar uma temática da antiguidade, na qual se compreendia uma obra de gênio c omo uma inspiração oriunda das musas ou dos deuses, os pensadores setecentistas inserem essa discussão em uma atmosfera cientificista. Um dos marcos desse debate são as Reflexões críticas sobre a poesia e sobre a pintura(1719), escrita por Jean-Bapti ste Dubos, que aborda o tema com outras ferramentas conceituais, sendo responsável por abrir uma vereda de investigação para os autores subsequentes. Denis Diderot investe seus esforços nesse debate e apre-senta uma interpretação do conceito que se e spraia por seus escritos.Apesar de recorrer a várias fontes em um movimento pelo qual o leitor pode acompanhar a gênese do conceito de gênio na Filosofia francesa Iluminista, o presente estudo se concentra na perspectiva apresentada por Denis Diderot e engloba textos de diferentes estilos, entre eles diálogos, ensaios, cartas, peças de teatro, verbetes da Enciclopédia, sem contar textos póstumos, como o enigmático O Sobrinho de Rameau, e inacabados, como o fragmento Sobre o gênio. As análises tê m como objetivo central encontrar uma concatenação interna às obras que explicite a linearidade das definições de gênio tal qual são apresentadas pelo autor, e propor uma interpretação segundo a qual é possível perceber uma evolução conceitual intern