|
O MASCATE
SALEM, NASSER
TABLA
97,00
Sob encomenda 10 dias
|
|
“Quero contar as histórias, que tantas vezes ouvi, de alguém que conheço.”
Assim começa O mascate, de Salem Nasser, um livro que transforma a memória familiar em aventura literária. Inspirado na trajetória real de seu pai, um imigrante libanês que chegou ao Brasil em 1954, Nasser constrói uma narrativa de travessia e descoberta, cheia de desventuras e risadas.
Entre rios, estradas e cidades, o mascate percorre o país carregando um sonho e vendendo tecidos e anáguas. Sua jornada ecoa a de tan tos outros, homens e mulheres da diáspora árabe que migraram para outro país em busca de trabalho. O mascate, aqui, é menos comerciante que guardião de memórias: carrega nas malas as histórias de um povo que fincou raízes no Brasil e ajudou a constru ir a sociedade brasileira.
Nasser narra como um pai que fala aos filhos ou alguém que compartilha lembranças com amigos. Essa voz atravessa o tempo com delicadeza e humor, revisitando a tradição oral da contação de histórias. O livro é ilustrado com as aquarelas azuis da artista plástica Ana Cartaxo, que acompanham a narrativa como ondas: evocam o mar, a memória e o esquecimento.
Publicado pela editora Tabla, O mascate amplia o compromisso da editora com as narrativas árabes e diaspóricas, re afirmando o valor da memória como lugar de resistência e criação. Ao revisitar a história de um mascate que deixou o Líbano em busca de futuro e acabou encontrando um lar no Brasil, o livro fala da migração como experiência universal.
|
|
|