|
INSPIRAR AMOR À TERRA: UMA HISTÓRIA AMBIENTAL DA COLONIZAÇÃO MODERNA NO BRASIL, O CASO DE CAMPO MOURÃO, PARANÁ, 1939-1964
DE, CARVALHO
ALAMEDA
84,00
Estoque: 3
|
Uma história ambiental da colonização moderna no Brasil
Aqueles que pretendiam modernizar o Brasil falavam sobre a necessidade de “inspirar amor à terra” entre os lavradores brasileiros. A tragédia está em que os projetos modernizadores desconectava m os lavradores da terra, de forma que isolados, ambos, pudessem ser vendidos no mercado. A tal processo Karl Polanyi chamou de “a grande transformação”, Donald Worster, por sua vez, sugere que uma história ambiental do mundo rural passa por narrar t al processo, tanto em termos planetários como em suas especificidades locais, o presente livro pretende contribuir com tal narrativa.
Há uma clara ironia presente no título da obra, pois o projeto da tecnoburocracia estatal de “inspirar amor à ter ra” era um ato de violência contra a terra e os seres humanos que nela viviam. Tal processo não foi pacífico, os lavradores tinham suas próprias práticas e termos para adentrar e conviver com o sertão e com os projetos de modernização. E, tampouco, a natureza se dobrou aos projetos modernizadores, gerando efeitos deletérios que antes de serem “vingança da mãe natureza” eram consequências de uma ação humana arrogante na paisagem.
O presente trabalho aborda as estratégias e representações do Es tado e de lavradores que participaram do processo de colonização de novas terras, em um momento em que tal processo estava inserido nos projetos de industrialização do Brasil. Tal temática é abarcada a partir de um estudo de caso, o da colonização da região de Campo Mourão, no Estado do Paraná, entre 1939 e 1964.
|
|
|