|
O HIP HOP E AS DIÁSPORAS AFRICANAS NA MODERNIDADE: UMA DISCUSSÃO CONTEMPORÂNEA SOBRE CULTURA E EDUCAÇÃO
LOURDES, CARRIL
ALAMEDA
105,00
Sob encomenda 11 dias
|
Trazer a cultura da periferia urbana para o centro de debates de uma universidade pública é, sem dúvida, um desafio de grande proporção. Os rappers da grande cidade de São Paulo vieram a ocupar por alguns dias o espaço da USP, em razão de um Congress o Internacional sobre Culturas Jovens, nascido do contato de pesquisadoras da Faculdade de Educação com escolas das áreas periféricas da maior metrópole da América Latina.
Essa é a intenção do presente livro, organizado por Monica Guimarães Teixeira do Amaral e Lourdes Carril. Se for lido com atenção, um oceano submerso virá à tona abruptamente, assomando com a força das contradições chegando mais próximas de nossos olhos. O que antes parecia ser episódico no palco das ruas, agora tem um nome, uma batida forte, impossível de não se ouvir, e de nãoreconhecer os novos personagens do asfalto: o hip hop, o rap e os rappers!
O canto ritmado, as invenções musicais e suas danças não têm o gosto adocicado de mensagens de paz e amor – mais se asse melham a gritos de guerra de quem já perdeu a paciência de ser o lado de fora da grande sociedade. Nesse sentido, a intenção do Congresso e do livro ora apresentado não é a de despertar a curiosidade pelo que poderíamos considerar “exótico”, pois faz emos parte do universo que os rappers denunciam!!
|
|
|