|
TERRITORIALIDADE NEGRA E A SEGREGAÇÃO RACIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO: A LUTA POR CIDADANIA NO SÉCULO XX
DE, OLIVEIRA
ALAMEDA
78,00
Sob encomenda 11 dias
|
Este livro é uma leitura clássica e obrigatória para aqueles que acreditam que os territórios das cidades pertencem a todos os tipos de populações do mundo com direitos a igualdade racial inerente à espécie humana.
A territorialidade negra e a seg regação urbana e racial no decorrer do século XX na cidade de São Paulo aporta as bases de reflexões para as cidades no século XXI. A presença negra na cidade e seus deslocamentos na urbe paulistana, nos apresentam gradativos movimentos em torno da o cupação do espaço e da segregação. Estes movimentos vão definindo lugares, ora identitários, espaços de construção/desconstrução e reconstrução de bases sociais, culturais e políticas e, ora, as forças da separação, marginalização e estigmatização da população negra e pobre para as regiões mais distantes da cidade. Acompanhando este percurso a obra apresenta, de um lado, os ininterruptos deslocamentos de territorialidades, desterritorialidades e reterritorialidades, e de outro lado, a segregação racial.
Território negro e segregação racial são forças contraditórias inscritas no chão das cidades brasileiras, que se enfrentam cotidianamente em inúmeras frentes, sobre''''tudo no mercado de trabalho, no lugar da habitação e do ambiente const ruído e, particularmente, no direito de viver e pertencer à cidade.
----------------------
Sobre o autor: Reinaldo José de Oliveira é sociólogo, consultor em pesquisa e desenvolvimento. Mestre e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universi dade Católica de São Paulo – PUC SP. Premiado como bolsista do Programa Internacional da Fundação Ford/Fundação Carlos ChagasFoi pesquisador do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Fundação Capes (PDPD CAPES), exercendo seus trabalhos no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC SP. É professor de Sociologia da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia.
|
|
|