Warning: session_write_close(): Failed to write session data (wincache). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (c:\web\session) in C:\web\b2b\services\SessionService.php on line 18
B2B Boa Viagem - B2B
 
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NAÇÕES ATIVAS, NAÇÕES PASSIVAS E A GEOPOLÍTICA DO CONHECIMENTO

BETIOLI, CONTEL
ALAMEDA

129,00

Estoque: 4

Nações ativas, nações passivas e a geopolítica do conhecimento Manolita Correia Lima e Fábio Betioli Contel interpretam o cenário de internacionalização da educação superior, a partir de dados e documentos, apontando para o crescente número de pesso as e de países nele envolvidos nos últimos anos. Os autores destacam, principalmente, o papel ativo ou passivo que os diferentes países desempenham na nova geopolítica do conhecimento, mostrando os benefícios, as perdas e os riscos a ela associados. Os pesquisadores constatam que da perspectiva do fluxo de estudantes, professores e pesquisadores, e do intercâmbio de conhecimento e ciência, há uma crescente desigualdade entre os países centrais e anglofalantes (Estados Unidos Grã-Bretanha, Aus trália, Canadá e outros), que utilizam a maior mobilidade dos atores acadêmicos em favor próprio, e os países periféricos. Estes, afirmam os autores, seguem a reboque do comando ativo dos países centrais, numa relação de subordinação, fornecendo c érebros, recursos financeiros, comprando produtos, consumindo serviços educacionais, pagando para que seus estudantes, professores, pesquisadores e administradores realizem cursos de formação de curta duração ou mesmo de graduação, mestrado, doutorad o e pós-doutorado, em instituições localizadas nos países que integram o núcleo orgânico do capitalismo mundial. Como estes países já há alguns anos atingiram o estágio da pós-massificação da oferta de educação superior, tendo, portanto, um mercad o interno cada vez mais limitado, os países situados na periferia passaram a representar um “atrativo mercado educacional”. Neste contexto, concluem os autores, a menos que seja desenvolvida uma internacionalização mais ativa por parte dos países pob res, estes terão grande dificuldade para implementar mudanças estruturais. Enquanto o atual modelo internacional continuar sendo mais controlado por órgãos como a Organização Mundial do Comércio (OMC) do que pela UNESCO ficará mais distante a utop ia dos governos progressistas de transformar os indivíduos de cada nação em verdadeiros cidadãos, livres e críticos, para que possam pensar e trabalhar pela melhoria da qualidade da vida em seus próprios paises. Estamos diante de uma das mais importa ntes contribuições ao debate da internacionalização da educação. É leitura obrigatória para todos os que querem conhecer as tendências e os desafios da educação superior de nossos dias. Sobre os autores: Manolita Correia Lima é graduada em ciência