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Cinema no mundo: América Latina - Vol II
ESCRITURAS
29,90
Indisponível
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A fantasia do cinema que mexe com a imaginação das pessoas é a mesma que movimenta bilhões de dólares na economia global. Impulsionada pelo surgimento de novas tecnologias e pela globalização, a indústria cinematográfica apresenta particularidades e oportunidades que são analisadas na coleção Cinema no mundo: indústria, política e mercado, publicada pelo selo Escrituras. A coleção está dividida em cinco livros, que abordam as transformações política, econômica e mercadológica da indústria cinema tográfica na África, América Latina, Ásia, Estados Unidos e Europa. Sua publicação foi possível graças a um prêmio recebido da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, o PAC, em 2006, e ao apoio da Sony Brasil, em seu primeiro projeto patrocinad o por meio da Lei de Incentivo Fiscal.
O segundo livro da coleção Cinema no mundo: indústria, política e mercado aborda as cinematografias da América Latina e do Caribe, suas indústrias, produções e mercados (Octavio Getino), a política cinematográfi ca brasileira para o século XXI (Jom Tob Azulay), o mercado cinematográfico brasileiro (André Gatti), a circulação global e local do novo cinema argentino (Tamara L. Falicov), as iniciativas sinérgicas de co-produção, distribuição e exibição no cinem a latino-americano (Libia Villazana) e a cinematografia dos países andinos (Nora de Izcue).
A organização da coleção é assinada por Alessandra Meleiro, PhD em Cinema e Políticas Culturais pela ECA-USP e pós-doutoranda pela Universidade de Londres. Se gundo Alessandra, o objetivo dos livros é sistematizar e analisar políticas, modelos e estruturas atuais das indústrias cinematográficas. Ela destaca a importância da coleção como um guia para profissionais da indústria audiovisual e cinematográfica, estudantes de cinema e comunicação, gestores públicos da área audiovisual e cinematográfica, cinéfilos e interessados, em geral, no assunto.
“É a primeira iniciativa acadêmica, em português, na área de estudos de cinema, que o aborda sob a perspecti va industrial e mercadológica, além de ter um olhar sobre as políticas para a área cinematográfica”, afirma Meleiro. A idéia da coleção surgiu a partir de um pós-doutorado, intitulado “Dinâmica e Estrutura da Circulação Transnacional de Produtos Audi ovisuais”, desenvolvido pela organizadora na Universidade de Londres. “Como o estudo tem abrangência mundial, vi que apenas um livro não seria suficiente para cobrir os principais mercados, por isso a idealização de uma coleção que abrangesse África,
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