|
A queda de Robespierre: 24 horas que definiram o rumo da Revolução Francesa
Jones, Colin
CRITICA
159,90
Sob encomenda 10 dias
|
UM LIVRO PARA ENTENDER A REVOLUÇÃO FRANCESA, SEUS DESDOBRAMENTOS E O IMPACTO DE ROBESPIERRE NA DEMOCRACIA
O dia 27 de julho de 1794, ou dia 9 Termidor, é amplamente reconhecido como um marco na história da Revolução Francesa. À meia-noite, Maximilie n Robespierre, o membro mais proeminente do Comitê de Salvação Pública, que havia dirigido o Terror por mais de um ano, estava planejando destruir uma das conspirações mais perigosas que a Revolução havia enfrentado.
Ao final de um dia cheio de ince rteza, surpresas, reviravoltas e reveses, seu mundo havia sido virado de cabeça para baixo. Ele era um fora da lei, em fuga, e procurado por conspiração contra a República. Sentia que toda a sua vida e sua carreira revolucionária estavam chegando ao fim. E, de fato, estavam. Ele se matou pouco depois. Meio-morto, a guilhotina o executou de forma macabra no dia seguinte.
Em A queda de Robespierre, Colin Jones oferece uma crônica emocionante dessas 24 horas históricas e turbulentas, com múltiplos atores envolvidos - comerciantes, funcionários públicos, sans-culottes, além de eleitos nacionais e municipais. Por fervor ideológico, instinto de preservação, apatia ou acaso, todos tiveram um papel a desempenhar nesse episódio crucial da Revolução Francesa.
|
|
|