|
Luigi Pirandello: um teatro para Marta Abba
Ribeiro, Martha
PERSPECTIVA
129,90
Estoque: 3
|
Em Marta Abba, Pirandello encontra uma intérprete à medida plena de seu teatro. Com extrema mobilidade expressiva, capaz de mudar de um estado emotivo a outro sua identificação com as figuras fantásticas criadas pelo dramaturgo, ela reveste no seu se mblante a persona e a máscara que a dramaturgia de Diana e Tuda e a de Os Gigantes da Montanha projetam como investimento deliberado numa atriz. Esta, sob as feições de seu modelo, irrompe impositivamente na cena, instaurando um olhar inusitado, senã o novo, na especificidade teatral. Assim, nessa incorporação real de uma atriz em seus papéis, materializa-se a união concreta da projeção dramatúrgica do texto e a atualização no desempenho cênico, aqui e agora. O inverossímil transmuta-se neste enc ontro e com esta transitividade no verossímil artístico, esteio de sua realidade estética. A relação autor-intérprete consubstancia-se por esta confluência em figuras, ações e situações que, independentemente dos desafios que lançam ao chamado ´senso comum´, firmam-se como incontestáveis e tangíveis verdades estéticas aos efetivos espectadores nas salas do teatro, como argumenta, e com razão, Martha Ribeiro, em seu convincente estudo deste teatro pirandelliano.
|
|
|