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TIETÊ, TEJO, SENA: A OBRA DE PAULO PRADO
CARLOS, BERRIEL
UNICAMP
61,00
Indisponível
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Paulo Prado foi o principal organizador da Semana de Arte Moderna. Em sua breve carreira de historiador escreveu duas obras: "Paulística" (1925) e "Retrato do Brasil" (1928). Paulo Prado foi um elo entre a Geração de 70 de Portugal e os modernistas p aulistas. Foi um dos principais produtores e exportadores mundiais de café, e exerceu grande influência em nome da oligarquia paulista. Sua tese sobre a história de São Paulo e do Brasil é de base racial, conforme com as teorias da época. Segundo ele , o paulista e o brasileiro são resultados de mesclas raciais específicas: o brasileiro é o resultado do português decadente, do índio lascivo e do negro corrompido pela escravidão, sendo inferior ao paulista, que descenderia do português heroico dos descobrimentos e do índio adaptado ao meio natural brasileiro: seria, portanto, uma mescla racial superior. Em decorrência, o Brasil deveria ser governado apenas pelos paulistas num sistema político sem as diluições liberais. O Modernismo, em sua co ncepção, expressaria nas artes esta visão da condição nacional.
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