|
Manual De Bioética E Biodireito
Namba, Edison Tetsuzo
ATLAS
95,00
Indisponível
|
Devido aos avanços tecnológicos, a abordagem da ética, da bioética e do biodireito é importante, a fim de se valorarem as condutas humanas. A ética é concebida diferentemente no espaço e no tempo, por diversos povos. Por isso mesmo, busca-se a respos ta na bioética, que se mostra insuficiente. Em consequência, delineia-se o biodireito, enfrentando-se vários problemas que afligiam e afligem a humanidade.
São objeto de estudo deste livro temas como:
• a dignidade da pessoa humana, principalme nte em quem é seu titular, com reflexos no estudo do nascituro e do embrião;
• o aborto, sua configuração como crime e exceções;
• a retirada do feto anencéfalo do útero materno;
• a pesquisa com células-tronco embrionárias na Lei nº 11.105/2005; • a clonagem humana (reprodutiva e terapêutica) e seu acolhimento, ou não, pelo ordenamento jurídico;
• a experimentação com seres humanos e suas limitações;
• a reprodução assistida, sem previsão legal para sua execução;
• a mudança de sexo e a possibilidade de se consignar isso no assento registral;
• a transfusão de sangue e a sua impossibilidade pela consciência religiosa professada;
• o transplante de tecidos, órgãos e partes do corpo, sua gratuidade e a verificação do momento da mort e para suas extrações;
• a eutanásia e sua distinção com a distanásia, a ortotanásia, a mistanásia e o suicídio assistido.
Na medida do possível, consigna-se a posição jurisprudencial sobre cada um desses questionamentos, com preocupação do trata mento internacional para cada um dos assuntos.
Obra de interesse para estudantes e professores de direito, operadores da área jurídica (Advogados, Promotores de Justiça, Defensores Públicos, Procuradores do Estado, Juízes de Direito) e profissio nais da área de medicina e saúde. Leitura complementar para as disciplinas Direito Civil e Bioética do curso de direito em graduação e pós-graduação.
|
|
|