|
Curso De Bioética E Biodireito
Maluf, Adriana Caldas Do Rego Freitas dabus
ATLAS
97,00
Indisponível
|
Esta obra aborda os principais questionamentos bioéticos advindos do avanço e desenvolvimento das pesquisas biotecnológicas que alcançaram seu apogeu no limiar do século XX e início do século XXI. Com estes novos questionamentos que surgem a cada dia , é necessário recorrer-se à ética, à moral e aos costumes, para poder tentar compreender os intrincados motivos que levam os homens às mais diferentes decisões referentes ao destino da vida humana.
Valendo-se de uma visão multifacetada entre o di reito, as ciências médicas, aqui incluídas a nutrição e a odontologia, a psicologia, a antropologia, a sociologia, o presente livro apresenta os grandes temas relativos à vida humana, sua dignidade e perpetuação, como o início da vida - nos seus dive rsos significados -, os direitos do embrião, do nascituro, do anencéfalo. O texto contempla também as pesquisas com células-tronco adultas e embrionárias, a clonagem humana, a experimentação científi ca em seres humanos, a identidade genética e famil iar do ser humano.
No capítulo que trata das questões ético-jurídicas atuais são estudadas a reprodução assistida, a identidade de gênero e a formação da família entre pessoas do mesmo sexo e nos estados intersexuais, os transplantes de órgãos e t ecidos humanos, a transfusão de sangue e as consequentes alternativas biotecnológicas, tendo em vista os direitos da personalidade, os direitos humanos e a liberdade religiosa, além do delicado momento da terminalidade da vida.
Para a efetividade desses assuntos, valemo-nos dos dispositivos constitucionais, das leis ordinárias e especiais, das Resoluções do Conselho Federal de Medicina, dos Tratados Internacionais, num verdadeiro diálogo das fontes.
Livro-texto para as disciplinas de Dire ito Civil, Direito Penal, Direito Internacional, Direitos Humanos, Nutrição, Biotecnologia, Odontologia, Medicina, dos cursos de graduação e pós-graduação. Obra recomendada para os operadores do direito, estudiosos das ciências médicas, odontológicas , das ciências da nutrição, profissionais liberais, estudantes e estudiosos em geral, notadamente no campo da bioética e da biotecnologia.
|
|
|