|
O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DOS FUNDAMENTOS A UMA PROPOSTA INOVADORA
LÉA, DEPRESBITERIS
EPU
90,00
Indisponível
|
Através dos quatro capítulos do livro busca-se desenvolver ideias que contextualizem a avaliação da aprendizagem relacionando-as com diversas variáveis, principalmente as de cunho político e filosófico. Procura-se esclarecer alguns desvios comuns na prática avaliativa, resgatando da avaliação seu papel mais importante que é o de orientar o docente e o aluno na busca de uma formação de maior qualidade. Relata-se, também, uma experiência realizada em uma instituição educacional que, embora seja es pecífica de formação profissional, guarda forte analogia com todas as demais instituições educacionais do país. Harmonizam-se nesta obra, com indiscutível propriedade, os dados da realidade de quem vive o cotidiano do ensino e da aprendizagem nas esc olas, os resultados da pesquisa empírica e de teorização bem fundamentadas e os frutos de experiências pessoais inovadoras que, ao mesmo tempo, respondem a desafios concretos e fazem com que a problemática da avaliação seja encarada e interpretada so b novas luzes. O desafio da avaliação da aprendizagem destina-se aos educadores comprometidos com uma ação consciente, que provoque mudanças educacionais, àqueles que veem esse tipo de avaliação não como uma parte isolada do processo de ensino, mas c omo componente integrante de uma macroavaliação.
|
|
|