|
Faço entregas em Pequim: Memórias de um trabalhador
Anyan, Hu
RECORD
79,90
Sob encomenda 11 dias
|
|
Novo fenômeno internacional da literatura contemporânea chinesa, Hu Anyan apresenta um relato sincero e bem-humorado sobre a realidade do trabalhador no século XXI.
Quando um amigo sugeriu que Hu Anyan escrevesse sobre as suas experiências em empregos informais ou pouco especializados em diversas cidades da China, ele achou que a tarefa estaria em melhores mãos se fosse conduzida por um jornalista. Mas este livro é a prova de que a visão de um observador externo jamais seria tão sensível quanto a de um trabalhador que vivenciou aquela rotina por tantos anos.
Noites tão quentes que era possível beber três litros de água sem precisar ir ao banheiro; dias buscando apartamentos com climatização adequada; tarefas repetitivas que compromet iam a saúde das unhas das mãos; poucos momentos de descanso, ocupados por cálculos de qual seria a quantidade ideal de álcool necessária para fazer a pessoa dormir sem acordar de ressaca no dia seguinte. Ao retratar suas impressões, o autor desenha c om riqueza de detalhes a imagem de uma geração — de uma classe — desiludida com a precarização do mercado de trabalho, a pressão social e a busca por sentido sem cair na armadilha da autopiedade, encontrando profundidade no cotidiano em meio a uma r otina de exploração e dificuldades financeiras enquanto busca não perder a sua identidade.
De empresas de logística em Xangai a entrega de encomendas em Pequim, passando por trabalhos administrativos diversos em shoppings, pequenos comércios e empres as de comunicação, Hu procurou saídas sempre que se via preso a um emprego sem perspectivas, voltando-se para a literatura e a escrita sempre que precisava de força e companhia.
Faço entregas em Pequim traz uma perspectiva marginal, única, direta e s urpreendentemente bem-humorada para compreender a vida de um trabalhador do século XXI.
“Um dos novos talentos literários mais notáveis da China.” — Edward White, Financial Times
|
|
|