|
Gabriel García Márquez: Viagem à semente
Saldívar, Dasso
RECORD
129,90
Sob encomenda 11 dias
|
|
Ao visitar a antiga casa de seus avós, Gabriel García Márquez compreendeu a chave para sua literatura: voltar ao lugar onde tudo começou. Nesta edição de Gabriel García Márquez: Viagem à semente, com novo projeto gráfico e trechos extras, Dasso Saldí var narra com detalhes a trajetória do maior escritor colombiano de todos os tempos.
“Li seu livro em três noites seguidas porque não consegui largá-lo. É um grande livro, não sei como o fez. Está muito bem escrito e documentado, e gosto dele porque é a biografia que mais se parece comigo.” – Gabriel García Márquez a Dasso Saldívar
Aos 25 anos, Gabriel García Márquez acompanha a mãe em uma viagem a Aracataca para consumar a venda da antiga casa de seus avós maternos. O jovem, que e ntão dava seus hesitantes primeiros passos na literatura, não poderia imaginar que aquela visita se revelaria, anos depois, como um dos momentos mais decisivos de sua vida de escritor. Naquele vilarejo poeirento onde havia passado a infância, Gabo re encontra as imagens, vozes e atmosferas que haviam moldado sua imaginação.
Em Gabriel García Márquez: Viagem à semente, Dasso Saldívar reconstrói a trajetória desse mesmo jovem, que se tornaria o maior escritor colombiano e uma das figuras centrais d a literatura do século XX. A biografia não se inicia com seu nascimento, ela vai além ao recuar no tempo para narrar a história de seus avós maternos — talvez os personagens mais decisivos em sua formação — e de seus pais. Ao fazê-lo, ficam para trás os limites do relato individual e se estabelece uma verdadeira saga familiar, marcada por guerras civis, amores censurados, deslocamentos e perdas. É desse legado de conflitos, memórias e afetos que emerge o universo simbólico que, mais tarde, se cr istalizaria na ficção de García Márquez.
Ao acompanhar os anos de estudo no liceu e a adoção do jornalismo como ofício, Saldívar ilumina os momentos centrais da formação literária, social e política de Gabo. O texto mergulha em suas leituras formativ as — Kafka, Faulkner, Virginia Woolf —, em sua aproximação com o pensamento de esquerda e em sua inserção nos mais diversos círculos intelectuais e afetivos, que foram verdadeiras redes de convivência e amizade, fundamentais tanto para o amadurecimen to estético do escritor como para sua sobrevivência em períodos de instabilidade econômica.
Com rigor histórico, sensibilidade crítica e fôlego narrativo, Dasso Saldívar assina uma biografia exemplar. Esta nova edição de Viagem à semente convida o le
|
|
|