|
Santo Agostinho: Uma biografia
Brown, Peter
RECORD
149,90
Indisponível
|
Em Santo Agostinho: uma biografia, Peter Brown se baseia em documentos históricos para conduzir o leitor por uma jornada fascinante — das inquietações juvenis de Agostinho à sua consagração como um dos maiores pensadores da tradição ocidental.
;
Considerada a obra definitiva sobre a vida e o pensamento de um dos maiores filósofos e teólogos da história, Santo Agostinho: uma biografia nos conduz pela jornada do homem nascido no século IV na cidade de Tagaste, atual Argélia, desde sua juvent ude marcada pela busca de prazeres mundanos até sua transformação espiritual, que o levou a se tornar bispo de Hipona e uma das figuras mais influentes do cristianismo.
Com profunda sensibilidade, o renomado historiador Peter Brown mergulha nas compl exas questões da condição humana que Agostinho explorou ao longo de sua vida: o amor, a memória, o sofrimento, a fé e o destino da alma. A partir da descoberta de documentos preservados, como cartas e sermões do bispo, o autor recria o contexto socia l, político e religioso do Império Romano em declínio, oferecendo uma visão profunda do ambiente que moldou suas ideias e que foi responsável pela evolução do pensamento filosófico e teológico, levando à escrita de obras seminais como A cidade de Deu s e Confissões.
Santo Agostinho: uma biografia, não apenas narra os eventos da vida de Agostinho, mas oferece uma reflexão sobre o homem por trás do santo — suas lutas pessoais, suas paixões e suas dúvidas. É um retrato vívido de uma mente brilhante que, por meio de suas obras e da própria trajetória de vida, se tornou um dos pilares da tradição ocidental.
“Uma biografia exemplar. Brown é um pesquisador impecável, além de biógrafo vivaz e excelente escritor, que remonta a trajetória de Agostinho e sua época de forma contundente.” Hugh Trevor-Roper, Sunday Times
“Agostinho enfrentou os desafios de novos ambientes; seu estilo de vida foi inconscientemente transformado por longas rotinas; e circunstâncias externas, por sua vez, assumiram sentidos distintos em diferentes épocas, sendo sutilmente perpassadas por suas preocupações pessoais. Escrevendo, agindo e influenciando um corpo cada vez maior de homens, ele ajudaria a precipitar mudanças no mundo que o cercava, e que foram não me nos impetuosas do que suas próprias transformações internas.”
|
|
|