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MANOBRAS DE RETORNO: CONTOS
DAU, BASTOS
MINOTAURO AB
48,90
Sob encomenda 10 dias
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Os contos aqui reunidos se nutrem de acontecimentos que marcaram o país, dos quais sublinham a gravidade. Para isso, esmiúçam tanto o interior quanto o entorno dos personagens, quase sempre envoltos em lutas particulares e públicas. Porém, ninguém ch ega a realizar nenhuma façanha, de modo que não se pode falar de heroísmo. Mesmo quem nutre certezas parece não compreender bem o que faz sobre a face da terra.
Dessa forma, as histórias comprovam que a ficção pode partir de fatos e, ainda assim, al çar voo próprio. Indagativas e nascidas do jogo com a linguagem, as narrativas expõem as contradições humanas e abrem-se a múltiplos sentidos, firmando-se no campo propriamente literário — o que torna a leitura, a um só tempo, densa e agradável.
E ste livro se compõe de cinco histórias nas quais os personagens produzem muita adrenalina. Aos riscos enfrentados no âmbito pessoal se soma a necessidade de sobreviver a mudanças significativas no Brasil.
A primeira narrativa tem à frente uma guer rilheira que, capturada na primeira metade da década de 1970, enfrenta seus próprios paradoxos e o peso da repressão. O conto seguinte marca o início do processo de abertura política, quando uma trupe universitária vê o perigo de encenar uma peça eng ajada ampliado devido à morte de uma colega por consumo de droga pesada. O terceiro enredo ficcionaliza um trecho da vida do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, de quem realça a independência de pensamento e a liberdade criativa no período de retorn o à democracia.
Tal protagonismo — situado à esquerda — se desloca para o lado oposto, onde, décadas adiante, um general sonha em reeditar o regime militar. A coletânea se fecha com a suposta vinda aos trópicos do romancista francês Louis-Ferdinan d Céline, que usa seu conhecido desencanto para reiterar que o egoísmo compromete qualquer projeto de melhoria do mundo.
Como se percebe, os entrechos se distribuem ao longo dos últimos cinquenta anos, dos quais oferecem uma perspectiva em que a d epuração histórica se harmoniza à lapidação da escrita. Assim, convidam ao prazer estético e à reflexão sobre diferentes dimensões da existência.
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