|
TARIFA ZERO: EMBARQUE NESTA IDEIA
JILMAR, TATTO
ALAMEDA
70,00
Sob encomenda 11 dias
|
Você já imaginou uma cidade onde circular livremente não seja um privilégio, mas um direito garantido a todos? Em Tarifa Zero: embarque nessa ideia, o ex-secretário de Transportes de São Paulo e atual deputado federal Jilmar Tatto propõe uma reflexão profunda e urgente sobre o futuro da mobilidade urbana. A proposta da gratuidade no transporte público, antes vista como utopia, ganha corpo como pauta central de justiça social, inclusão e sustentabilidade.
Com prefácio do ministro da Fazenda e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o livro parte da trajetória pessoal de Tatto, entrelaçando sua vivência nas periferias paulistanas à experiência acumulada na gestão pública, para apresentar dados, análises e propostas concretas sobre como i mplementar a Tarifa Zero em cidades brasileiras. A obra também percorre exemplos internacionais, discute modelos de financiamento e propõe um novo pacto social em torno do direito de ir e vir.
Mais que uma contribuição teórica, Tarifa zero: embarque nesta ideia se afirma como ferramenta política e prática. A Tarifa Zero já está em curso em dezenas de municípios e, a partir da pandemia e das transformações urbanas recentes, tornou-se um debate incontornável. “Nunca mais uma campanha eleitoral pa ra prefeito poderá ignorar essa pauta”, afirma Tatto.
Tarifa Zero – Embarque nesta ideia é leitura obrigatória para gestores, urbanistas, ativistas, pesquisadores e qualquer cidadão que queira embarcar na construção de cidades mais justas, acessív eis e democráticas. Publicado pela Alameda Casa Editorial, o livro é um divisor de águas na forma como compreendemos o transporte público: não como mercadoria, mas como bem essencial à vida urbana.
Sobre o autor: Jilmar Tatto é historiador e mestre em Ciências pela Poli-USP. Atualmente é deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores de São Paulo. Ex-secretário municipal de transportes e mobilidade das gestões de Marta Suplicy (2001 a 2004) e Fernando Haddad (2013 a 2016), foi responsável por diversas ações como a implementação do Bilhete Único, a criação de 500 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias e a redução da velocidade máxima das principais vias da cidade, entre outras diversas políticas de mobilidade.
A mobilidade urbana é uma das expressões mais nítidas da estrutura social e econômica de uma cidade. Ela é transversal, conecta todas as outras políticas públicas e revela, com crueza, as desigualdades que ainda nos desafiam. O o futuro da mobilidade urbana passa por uma rupt
|
|
|