A HISTÓRIA (DES)CONTÍNUA: JACOB DO BANDOLIM E A TRADIÇÃO DO CHORO

LIMA, REZENDE
ALAMEDA

110,00

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A música popular é, provavelmente, a expressão artística mais potente desenvolvida em solo brasileiro. Com uma relação visceral com a realidade histórico-social nos momentos-chave da formação do país, essa música se constituiu como um lugar de reflex ão crítica sobre as tentativas de nos consolidar como uma nação moderna. Vai daí um necessário e polêmico questionamento: como a sua história vem sendo contada? Será que certos conhecimentos consagrados não são, de fato, esquemas narrativos que po dem ocultar rupturas importantes que, uma vez reveladas, trazem a necessidade de reinterpretação da própria história? Com o foco dirigido ao choro e, sobretudo, a Pixinguinha e Jacob do Bandolim, figuras de maior destaque em sua história, Gabriel Rezende refaz o itinerário construído pela historiografia desse gênero da música popular brasileira para dar voz a tudo aquilo que ela silenciou. Vamos ouvi-lo? Afirmar que este livro reconfigura a compreensão da história da música popular urbana brasileira do século XX pode parecer um exagero, mas não é exagero algum afirmar que ele coloca essa história em xeque, tal como estamos acostumados a compreendê-la, afirma Leopoldo Waizbort, professor titular do curso de Sociologia da USP. Para J osé Roberto Zan, professor titular do curso de Música da Unicamp, "A história (des)contínua - Jacob do Bandolim e a tradição do choro" é um dos mais importantes livros sobre música popular brasileira publicados nos últimos anos: Resultado de uma pesq uisa em que o autor mobilizou um amplo acervo documental e o submeteu a análises muito bem fundamentadas do ponto de vista teórico e metodológico, esta obra traz contribuições essenciais para o aprofundamento do debate em torno dessa temática e repre senta um reforço importante para a consolidação dessa linha de investigação no âmbito acadêmico.