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Novo Cinema Latino-Americano: Uma rede de descolonização cultural
Valle-Dávila, Ignacio del
PAPIRUS
125,00
Sob encomenda 11 dias
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O conceito de Novo Cinema Latino-Americano surge no final dos anos 1960 para descrever os vínculos entre as experiências de renovação cinematográfica empreendidas por diversos cineastas, produtores e instituições culturais, como uma contribuição à re volução social e política reivindicada, naquele mesmo período, por diferentes movimentos de libertação latino-americanos.
Defendido por alguns realizadores e críticos, fortemente contestado por outros, o que se sabe hoje sobre a rede transnacional qu e deu origem ao Novo Cinema Latino-Americano? Esse livro analisa as razões pelas quais diversos cineastas, críticos e produtores latino-americanos da época passaram a apoiar esse projeto cinematográfico em escala continental, apesar das profundas dif erenças entre as tentativas de renovação dos cinemas em seus respectivos países.
As conexões estabelecidas entre os realizadores e as instituições cinematográficas, os diálogos estéticos, a circulação de objetos culturais e suas apropriações estão no centro da reflexão dessa obra. A partir dos casos do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficas, da Escola Documental de Santa Fé, da Chile Films, de Glauber Rocha e do grupo Cine Liberación, o autor analisa os debates, as mediações, as t ransferências e os intercâmbios promovidos pelo Novo Cinema Latino-Americano.
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