|
Américas: Relatos de viagens
Moravia, Alberto
COSAC EDICOES
149,00
Sob encomenda 7 dias
|
|
Quarenta textos de uma prosa saborosa do autor italiano sobre as três Américas, com impressões marcantes tanto de culturas e paisagens ancestrais como de países que ainda consolidavam a própria identidade político-social. Escritos entre 1938 e 1970, os textos vieram à luz a partir de visitas aos Estados Unidos, México, Brasil, Cuba, Guatemala e Bolívia, percorridos pelo escritor nessa ordem. Inclui extensa cronologia de vida e obra do autor.
Começa cedo o périplo pelo mundo do jornalista, escri tor e roteirista de cinema romano Alberto Moravia (1907-1990), autor dos célebres romances O desprezo (1954) e O conformista (1951) – adaptados ao cinema por Jean-Luc Godard e Bernardo Bertolucci.
Com apenas 23 anos, Moravia é convidado a trabalhar no jornal La Stampa, de Turim, no qual passa a escrever diversos relatos de viagens. Para driblar o regime fascista, que o perseguia por sua ascendência judaica e por sua oposição política ao totalitarismo, ele deixa de usar o sobrenome verdadeiro, P incherle, e adota o pseudônimo Moravia – alusão à região de origem eslava de sua avó paterna –, por meio do qual se tornaria conhecido.
Sua sede de viajar – e narrar – era imensa, como se ansiasse recuperar nove anos de imobilidade imposta por uma t uberculose óssea descoberta na infância. Em 1930, com a nova identidade e cansado de respirar a atmosfera pesada do autoritarismo, aceita um convite para ir à Inglaterra, país que inspira seus primeiros relatos de viagem. É o início de uma longa traj etória, que o levaria a percorrer exaustivamente a Europa, o Oriente Médio, a Ásia e as Américas.
|
|
|