|
Grito
Xun, Lu
EDITORA 34
124,00
Sob encomenda 8 dias
|
Grito é a primeira e mais importante coletânea de textos ficcionais de Lu Xun (pseudônimo de Zhou Shuren, 1881-1936), um dos fundadores e o maior expoente do modernismo literário chinês, dono de uma escrita que alia profundo espírito de inovação ao c onhecimento minucioso da cultura milenar de seu país. Ao longo dessas catorze narrativas redigidas entre 1918 e 1922, precedidas de um autobiográfico “Prefácio do autor”, Lu Xun não só compõe um retrato vivo do crepúsculo da dinastia Qing (1644-1911) e do conturbado nascimento da primeira República da China (1912-1949), como tece um agudo comentário crítico aos valores fundamentais e males arraigados da sociedade chinesa.
Sua atuação enquanto homem da educação e da cultura, aliada ao alcance de seu Grito — mesmo sem ter jamais se filiado a qualquer partido e ser contrário à instrumentalização da literatura pela política —, o levaria a ser um considerado um verdadeiro modelo de intelectual pelos líderes da Revolução Chinesa de 1949.
O estilo único de Lu Xun se move com liberdade entre a expressiva língua coloquial de seu tempo e o emprego consciente e altamente irônico da linguagem ornamentada e aristocrática que por séculos caracterizou a literatura chinesa tradicional. Essa prosa arro jada é aqui criativamente reinventada em português pelo premiado sinólogo Giorgio Sinedino, professor da Universidade de Macau, autor também do amplo estudo biográfico que serve de introdução a este volume e de um alentado ensaio com comentários escl arecedores a cada um dos contos de Grito. A edição conta ainda com 77 desenhos de Feng Zikai (1898-1975), artista pioneiro da ilustração moderna na China.
|
|
|